Reprodução/Diário do Sudoeste (Pato Branco)Simepar prevê geadas para terça-feira no Centro-Sul e Sudeste do Paraná
Com o início do inverno neste domingo (21), o Simepar alerta para possibilidade de geadas em regiões do Paraná já na terça-feira (23), especialmente nas áreas próximas à divisa com Santa Catarina.
O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) aponta condições favoráveis à formação de geadas moderadas na terça-feira (23), com maior risco nas regiões Centro-Sul e Sudeste do estado, na faixa entre os municípios de Palmas e União da Vitória.
O fenômeno será impulsionado pela chegada de uma nova frente fria ao Paraná a partir desta segunda-feira (22). A massa de ar frio deve provocar queda acentuada das temperaturas durante a madrugada de terça-feira, criando as condições necessárias para a formação do fenômeno.
Em União da Vitória, as mínimas podem ficar próximas dos 2°C nas primeiras horas de terça-feira. Para que a geada se forme, os meteorologistas explicam que é necessário que o céu permaneça com pouca nebulosidade e sem registro de chuva.
Na segunda-feira ainda há previsão de precipitações em diversas regiões paranaenses, mas a tendência para terça-feira é de redução da nebulosidade e maior presença de sol. O tempo mais estável favorece o resfriamento da superfície durante a madrugada, ampliando as chances de geada nas áreas mais suscetíveis.
No Sudoeste, Palmas deve registrar temperaturas negativas a partir de terça-feira, com possibilidade de geada também na quarta e quinta-feira. Pato Branco e Francisco Beltrão devem ter temperaturas próximas a zero grau, com risco de geada nos mesmos dias.
Na Região Leste, incluindo Curitiba e municípios da Região Metropolitana, não há previsão de geadas neste início de inverno. Na capital, as máximas não devem ultrapassar os 18°C, enquanto as mínimas podem se aproximar dos 4°C nas manhãs mais frias, segundo o Simepar.
Para o inverno de 2026 como um todo, a previsão climática aponta temperaturas ligeiramente acima da média histórica e volumes de chuva superiores ao normal em grande parte do Paraná. A influência do El Niño é apontada como um dos principais fatores desse comportamento, com expectativa de que o frio perca intensidade ao longo de agosto e setembro.
Fonte: Diário do Sudoeste