Reprodução/Diário do Sudoeste (Pato Branco)Escola do Legislativo do Paraná conquista 3º lugar em prêmio nacional de inovação
A Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Paraná ficou em 3º lugar na categoria Inovação do 11º Prêmio ABEL 2026, promovido pela Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas. O projeto reconhecido foi o Hub do Bem, iniciativa voltada a conectar organizações sociais e potenciais apoiadores.
O resultado foi anunciado em 19 de junho, durante o 43º Encontro Nacional da ABEL, realizado em Fortaleza, no Ceará. A premiação reconhece iniciativas de Escolas do Legislativo e de Contas de todo o Brasil, além de instituições parceiras, destacando projetos voltados à formação cidadã, à qualificação da gestão pública e ao fortalecimento do Poder Legislativo.
O projeto Hub do Bem foi criado pela Escola do Legislativo para reduzir a distância entre organizações da sociedade civil que desenvolvem ações sociais relevantes, mas têm dificuldade de acessar recursos, e empresas ou cooperativas interessadas em investir em iniciativas sociais, mas que nem sempre encontram projetos estruturados e organizados.
A iniciativa funciona também como instrumento de inteligência institucional: promove qualificação técnica das entidades, incentiva a padronização documental e facilita a apresentação de projetos de forma organizada e transparente, reunindo todos esses atores em uma plataforma unificada.
O diretor da Escola do Legislativo, Jeulliano Pedroso, celebrou o reconhecimento. "Recebi com imensa alegria a notícia de que o nosso projeto Hub do Bem ficou entre os três melhores da 11ª edição do Prêmio ABEL, na categoria Inovação. É exatamente o que buscamos de forma constante na Escola do Legislativo: inovar, aperfeiçoar e entregar ações e serviços com qualidade", afirmou.
Pedroso também destacou que o resultado é coletivo. "Esse reconhecimento nos estimula a seguir trabalhando com ainda mais afinco. O resultado é fruto do esforço de toda a equipe da Escola, mas também dos nossos parceiros, dos parlamentares que aprovaram e consolidaram o projeto em uma resolução, e do trabalho desenvolvido em conjunto com o Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado da Casa", disse.
Esta é a segunda distinção recebida pela instituição junto à ABEL. Em 2025, a Escola do Legislativo havia conquistado o II Troféu ABEL Digital, na categoria destinada às escolas com maior número de interações em plataformas digitais, registrando 226.690 interações durante o mês de outubro.
A ABEL é uma entidade civil sem fins lucrativos que reúne escolas, centros de treinamento, institutos de pesquisa e organizações vinculadas ao Poder Legislativo brasileiro nos âmbitos federal, estadual e municipal, além de escolas dos tribunais de contas.
Fonte: Diário do Sudoeste