Reprodução/Diário do Sudoeste (Pato Branco)Equipe Silva de Pato Branco garante 4 vagas no Brasileiro de Taekwondo
A Equipe Silva, de Pato Branco, assegurou quatro classificações para o Campeonato Brasileiro de Faixas Pretas 2026 durante a 40ª etapa do Campeonato Paranaense de Taekwondo, disputada em Londrina.
O evento reuniu mais de 1.500 atletas de diferentes regiões do Paraná e é apontado como um dos maiores do estado na modalidade. As disputas ocorreram nas categorias Infantil, Juvenil, Sub-21, Adulto e Master, nas modalidades Poomsae e Kyorugi.
Além das vagas ao Brasileiro, os atletas seguem na corrida por posições que podem garantir acesso ao programa Bolsa Atleta, benefício voltado aos destaques do esporte nacional.
Entre os nomes que se sobressaíram na delegação pato-branquense estão Helena Rhoden e Vitor Yuri Fryde, que conquistaram vitórias diante de adversários reconhecidos no cenário nacional do taekwondo.
O técnico Mestre Claudionei Silva avaliou positivamente a participação do grupo. "Temos como filosofia participar das principais competições com atletas que possuem potencial para alcançar o alto rendimento. Nesta competição, tivemos a combinação da experiência de atletas já consolidados com uma nova geração que vivenciou pela primeira vez uma seletiva estadual. Estou muito satisfeito com os resultados alcançados. Mesmo os atletas que não conquistaram vaga tiveram atuações muito positivas, chegando às quartas de final, semifinais e finais em categorias extremamente disputadas", destacou.
Um dos pontos destacados pelo treinador foi a estreia da categoria infantil em uma seletiva estadual desse porte, com evolução técnica e competitiva reconhecida ao longo do evento. A categoria juvenil também apresentou resultados positivos.
Ao encerrar a competição, Mestre Claudionei Silva agradeceu o apoio das famílias e das instituições parceiras: "Nosso agradecimento especial às famílias, que confiam em nosso trabalho e acreditam no desenvolvimento dos nossos atletas. Agradecemos também à Secretaria Municipal de Esportes, através do secretário Fernando, à Prefeitura Municipal de Pato Branco, na pessoa do prefeito Géri Dutra, pelo incentivo ao esporte. Reconhecemos ainda o excelente trabalho dos profissionais Giovane Forquim e Carlos Henrique Correia da Silva, que atuaram como técnicos oficiais da equipe durante a competição."
Fonte: Diário do Sudoeste